terça-feira, 28 de maio de 2013

Hora de Brincar


​AMARELINHA

​AMARELINHA
FAIXA ETÁRIAAcima de 4 anos
LOCALCalçada, Praia, Quintal, Quadra de esportes, Praça
ESTIMULAREquilíbrio, Agilidade, Mira
PARTICIPANTES1+
MATERIALGiz e um marcador para cada participante

COMO BRINCAR

Desenhe o diagrama com o giz sobre a calçada ou asfalto. O traçado tradicional é um retângulo grande dividido em dez retângulos menores – as ‘casinhas’ – numerados de 1 a 10. Na parte superior do diagrama, faça uma meia-lua e escreva a palavra ‘Céu’. 

Para jogar, fique atrás da linha do início do traçado – do lado oposto à palavra ‘Céu’ – e atire o marcador na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só. Ao chegar no ‘Céu’, faça o caminho de volta do circuito, pegue o marcador - sem pular na casa onde ele está – e volte para trás do traçado. Depois jogue o marcador na próxima casinha e assim sucessivamente. Se errar, será a vez do próximo jogador.  Vence quem completar todo diagrama primeiro. 

Dica: para inovar, faça circuitos em formatos diferentes, como caracol ou retângulos maiores. Para as crianças mais novas, os circuitos podem ser menores e podem ser feitas exceções – como, por exemplo, permitir que elas pulem com os dois pés em todas as casas. 

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

Academia, maré, pular macaco, macaca, avião, sapata

​ESCONDE-ESCONDE

​ESCONDE-ESCONDE
FAIXA ETÁRIAAcima de 2 anos
LOCALParque, Dentro de casa, Condomínio
ESTIMULARAgilidade, Velocidade, Criatividade, Atenção, Paciência
PARTICIPANTES3+

COMO BRINCAR

No jogo básico inicialmente o grupo elege um dos participantes para ser o ‘perseguidor’. Ele deve fechar os olhos e contar até 100 enquanto os outros jogadores se escondem dentro de uma área já pré-determinada. Quando termina de contar, o ‘perseguidor’ vai atrás dos jogadores escondidos. Quem for visto e tocado por ele está fora do jogo. 

Outras duas variações comuns da brincadeira são o Pique-Esconde e o Polícia e ladrão. No primeiro, em vez de tocar o jogador quando o vir, o ‘perseguidor’ gritará o nome dele. Os dois então correm para o ‘pique’ – um poste ou uma árvore – se o perseguido chegar primeiro estará salvo, mas se o perseguidor chegar primeiro ele estará pego. Os jogadores escondidos também podem tentar correr até o pique e se salvar enquanto o perseguidor não estiver olhando. 

No Polícia e Ladrão o grupo é dividido em duas equipes de números iguais e o pique passa a ser a cadeia. Os policiais contam até 100 enquanto os ladrões se escondem. Quem for pego vai para a cadeia, mas pode ser libertado por algum outro membro de sua equipe se o mesmo não for pego antes. Use sua criatividade para inventar novas regras para este jogo. 

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

Pique-esconde, escondidas, salva-todos


MÃE DA RUA

MÃE DA RUA
FAIXA ETÁRIAAcima de 4 anos
LOCALPraça, Parque, Salão de Festas, Condomínio
ESTIMULARAtenção, Equilíbrio, Velocidade, Coordenação motora, Agilidade
PARTICIPANTES8+

COMO BRINCAR

Escolha um dos participantes para ser a mãe da rua. Com um giz, desenhe duas riscas paralelas com uma distância de cerca de dois metros entre elas. O lado de dentro das riscas será a rua e o lado de fora, as calçadas. Cada time ficará em uma das calçadas. 

O objetivo é atravessar para o outro lado sem ser apanhado pela mãe da rua. Vence a equipe que ficar com maior número de jogadores. Você pode criar dificuldades para os jogadores atravessarem a rua, como atravessar pulando em um pé só.


ELEFANTINHO COLORIDO

ELEFANTINHO COLORIDO
FAIXA ETÁRIAAcima de 4 anos
LOCALCalçada, Quintal, Quadra de esportes, Condomínio
ESTIMULARAtenção, Agilidade, Memória, Coordenação motora, Conhecimento de cores
PARTICIPANTES3+

COMO BRINCAR

Um participante é escolhido para comandar, no caso de crianças mais novas o ideal é que seja um adulto. Ele fica à frente dos demais e diz: “Elefantinho colorido!”. Os outros respondem: “Que cor?”. O comandante então grita o nome de uma cor e os jogadores correm para tocar em algo que tenha aquela tonalidade. 

Quanto mais longe o acesso a cor, mais difícil o jogo fica. Para os mais velhos a brincadeira ficará mais divertida se o comandante perseguir os outros participantes e tentar capturá-los antes que eles cheguem à cor. O primeiro capturado vira o próximo comandante. 

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

Elefante colorido


CAÇA AO TESOURO

CAÇA AO TESOURO
FAIXA ETÁRIAAcima de 6 anos
LOCALQuintal, Dentro de casa, Salão de Festas, Condomínio
ESTIMULARAgilidade, Atenção, Concentração, Cooperação, Estratégia, Raciocínio lógico
PARTICIPANTES3+
MATERIALLápis e papel, fitas coloridas e um prêmio (balas, bombons, brinquedos)

COMO BRINCAR

Dentro de uma área pré-definida espalhe as pistas anotadas em um papel, sendo que cada pista traga uma informação que leve a outra pista, sendo que a última levará ao tesouro. Os jogadores recebem uma pista inicial para começar a caçada. Adapte as pistas de acordo com a idade dos participantes, com jogadores mais jovens faça pistas mais óbvias já para os mais experientes aumente a dificuldade. 

A graça do jogo está justamente nas pistas que podem trazer charadas, enigmas, anagramas, cruzadinhas, caça-palavras, frases incompletas. Lembrando que a solução sempre levará à outra pista. 

Com um número grande de jogadores divida-os em equipes em uma competição. Nesse caso, use as fitas coloridas para diferenciar as pistas de cada equipe. Se as idades dos participantes divergirem muito, faça rotas diferentes que levem ao mesmo tesouro e adapte a dificuldade das pistas para a idade de cada integrante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário